segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SALA DE LETRAMENTO


PROJETO   INÉDITO   CRIADO   NA   GESTÃO  CELSO  VARGAS  MELHORA  ENSINO  EM  MARACAJU
Prefeito faz a diferença apoiando projeto Sala de Letramento e contribui para avanços e conquistas dinamizando o sistema de aprendizado no município   
O importante projeto Sala de Letramento criado na gestão Celso Vargas (PTB) em 2009, através da secretaria de Educação, visa trabalhar com as dificuldades de ensino-aprendizagem dos alunos da rede municipal e tem finalidade de melhorar o IDEB. Esse projeto alcança crianças do 2º ao 5º ano que estão em defasagem de aprendizagem na série na qual estão inseridas. 
Criado no segundo bimestre de 2009, primeiramente na Escola Pereira da Rosa na Vila Margarida, o projeto foi logo ampliado. No terceiro bimestre de 2009 inserido também na Escola Maurícia Paré Gomes na Vila Adrien, a qual já obteve resultado positivo no IDEB de 2009.  
A coordenadora do projeto Sala de Letramento Adalgisa Moraes ressalta que o projeto é uma inovação no município de Maracaju. “O prefeito Celso Vargas incentivou o projeto desde o início, pois é um trabalho direcionado de acordo com as necessidades da nossa cidade”, comenta Adalgisa Moraes. 
A sala de letramento trabalha com temas direcionados, alfabetizando e letrando o aluno. No primeiro semestre de 2010 foram trabalhados temas como: plantas medicinais, bom uso dos remédios e como interpretar bula de remédio. Finalizando com visita à horta medicinal da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Maracaju -, onde os alunos puderam conhecer os tipos de ervas medicinais, sua importância e usos. 
Um tema cultural também foi trabalhado com diversas letras de músicas. Chamado de Qual é a Música? Exercícios de escrita, interpretação textual e leitura foram utilizados para despertar o pensamento crítico. Os alunos participaram do programa da Rádio Marabá FM, do apresentador Cabral e tiveram a experiência em falar ao vivo, mandar recados para família, amigos e até mesmo oferecer músicas. 
Sendo o ano da Copa do Mundo, os alunos puderam conhecer os países participantes na copa 2010, onde cada aluno pesquisou determinado país, tendo que apresentar aos demais colegas. “Nesse momento, o aluno deixa de ser objeto do conhecimento passando ser sujeito da ação do conhecimento”, enfatiza a coordenadora do projeto. 
Para o segundo semestre os temas trabalhados serão: supermercado (data de validade do produto, valor do produto, economia, operações matemáticas, fundamentais na hora da compra).  
Outro tema interessante será o estudo do jornal: como funciona aonde o aluno pode encontrar as informações - como, por exemplo, o classificado - conhecerão as diferentes editorias; esporte, política, policial, variedades entre outros cadernos. Levando essas experiências para o seu dia a dia.  
É uma preocupação grande da secretária de educação, Carolina Ferreira e Souza, o bom desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da rede municipal, principalmente na fase da alfabetização, por isso ela apóia e está sempre incentivando ações como essas. “O projeto Sala de Letramento é um projeto que está dando certo, com resultados positivos, e uma das nossas funções é estar subsidiando as escolas no processo ensino-aprendizagem, por isso ações como essa sempre são prioridade no nosso trabalho.”

(Fonte: Jornal Maracaju Hoje; página da SED; site da Prefeitura Municipal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário